domingo, 7 de junho de 2015

Perspectivas 1 - Endowment Funds

Hoje acabei lendo um texto no facebook por acaso, que questionava "por que os milionários brasileiros não doam suas fortunas às universidades?". A resposta pra mim veio em dois toques, que é porque sempre tem aquele cara militante de esquerda pra gritar que "doação de grandes empresas é privatização da universidade". Mas o meu texto não é sobre isso.

O caso é que no meio desse texto começaram a falar nuns tais de "endowment funds". Eu, que nunca tinha ouvido falar nisso, fui atrás. E de fato eu nunca tinha imaginado que alguém já tinha aplicado a minha própria filosofia de dinheiro à projetos sociais.

A minha ideia de finanças é simples: independência financeira é quando o cara tem grana suficientemente grande de forma que o rendimento dessa grana pague as suas contas e ainda assim consiga ganho acima da inflação.

No meu caso, que tenho um estilo de vida econômico e vivo tranquilamente com 2mil no mês, se eu tivesse 5 milhões na poupança, por exemplo, poderia ficar mais que tranquilo e sem precisar trabalhar, já que 5 milhões na poupança rendem 25mil no mês, e tirando os meus custos de 2mil, os outros 23mil retornariam pra aplicação e serviriam pra correção monetária. Claro que eu investiria isso melhor, até porque no longo prazo esses 5mi sofreriam defasagem de valor real, já que a poupança atualmente não corrige a inflação direito.

Mas o fato importante é que eu não sabia que usavam essa lógica pra projetos filantrópicos ou sociais. E pior que todas as universidades dos EUA tem um endowment fund. Harvard mesmo, tem 36BILHÕES!

Daí fui atrás pra ver o que tinha no Brasil nesse sentido. Descobri que, pra variar, a gente não tem quase nada e o governo não incentiva. Em algumas reportagens se vê que no eixo Rio/SP algumas instituições estavam instituindo algum fundo, mas acho que deve levar muito tempo ainda até que essa prática se espalhe pro resto do país. E o que fiquei pensando é que, se um dia eu desenvolver algum projeto de caridade, como pretendo, dava pra usar desse tipo de método.

Enfim, só pra constar que esse é um método interessante.
Paztejamos

Nenhum comentário:

Postar um comentário