terça-feira, 2 de junho de 2015

"enquanto vocês tão indo eu já to voltando..."

Pra mim essa frase representa o blablá sobre a propaganda do boticário. Ninguém ligaria pra uma propaganda de perfume 10 ou, sei lá, 20 anos atrás. E ninguém ligava pra letra do Lulu Santos dizendo "Consideramos justa toda forma de amor".

Só que a coisa foi se recrudescendo, e foram criando uma história de 'movimento', de 'luta', de 'opressão', de 'direitos-sociais', e junto com isso e no mesmo fluxo, e como se estivessem se defendendo, foi se formando essa coisa de 'anti-movimento', 'anti-luta', 'anti-opressão', e os nervos se afloraram, e de repente eram os homofóbicos, fundamentalistas, vilões, contra os gays e trans, LGBT, os heróis, e agora qualquer peidinho que alguém dá todo mundo grita e esperneia e protesta e faz e acontece.

E no meio de tudo isso tem mercado, e consumidores, e gente 'na moda', dizendo coisas que todo mundo quer ouvir, e se promovendo nisso, e ganhando 'espaços' e mídias, porque é bonito - "eu quero estar do lado dos heróis". E é claro que o Boticário, que é uma empresa, e quer dar lucro, e quer ter boa reputação, e quer vender perfume, não vai remar contra a maré, muito pelo contrário! eles vão é cutucar os ânimos, porque eles sabem que isso dá ibope e publicidade - "Falem mal, mas falem de mim!".

E os crentes, ah, os crentes - eu falo com conhecimento de causa, porque sou um deles - pelamor! "massa de manobra" é um termo bem adequado. Aliás, não só nós, mas também os outros. Eu mesmo aqui escrevendo esse texto. As pessoas se comportam de maneira muito previsível, são maleáveis, não sabem engolir o choro, e é muito fácil atingir meia dúzia de ativistas aqui e ali e fazer soar seus megafones da internet. Mais efetivo teria sido não mencionar, não comentar, não polemizar. Só silenciar.

E no fim até parece que alguém sai ganhando, como se algum direito fosse conquistado ou protegido, ou alguma lei fosse aprovada ou alguma revolução efetivada. Aqui, só tem um que sai ganhando: o boticário. Porque enquanto nós estamos indo, eles já estão voltando.

Paztejamos

Nenhum comentário:

Postar um comentário